top of page

HEITOR CESAR PIMENTA

 

O Conselho Deliberativo da Sociedade Hípica de Brasília, sugeriu homenagear post mortem o Coronel Heitor Cesar Pimenta, dando seu nome a Pista Coberta da Sociedade Hípica de Brasília, tento em vista que ele foi um dos articuladores para a construção de nosso belo Picadeiro Coberto.

         O Cel. Pimenta caracterizou-se como um incentivador do hipismo nacional e de Brasília, particularmente.

         Criou a revista Centauro Esportes (exemplar em anexo), de âmbito nacional e nela publicava os acontecimentos do meio hípico em geral, tais como, artigos sobre cavalos, competições locais, campeonatos brasileiros e internacionais. O resultado do hipismo em geral das Olimpíadas Mundiais, de 1912 a 1985, foi pela Centauro Esportes detalhadamente divulgado e comentado, em tempos sem internet.

         Os cavaleiros veteranos tradicionais de hoje encontravam e colecionavam os melhores artigos mundiais da equitação clássica, publicados por vezes em série pela Centauro.

         Era não só o diretor, mas também, o articulista, o programador, o fotógrafo das matérias publicadas, como também, responsável pela captação de recursos e distribuição dos exemplares.

         As equipes representativas de Brasília foram sempre, nesse período, divulgadas com muito carinho. Desde a primeira de cavaleiros mirins que se sagrou campeã no Campeonato Brasileiro de Saltos, em Recife, na década de 70 (vide matéria no exemplar em anexo pagina 13).

         Renomados cavaleiros nacionais oriundos de Brasília tiveram o incentivo e a divulgação da Centauro Esportes. Entre muitos, vê-se: Vitor Alves Teixeira, Marcelo Artiaga de Castro, Lúcia Maria Santa Cruz , Pedro Paulo Lacerda, Marcos da Silva Fernandes, Marcos Fernandes Alves (nosso Joca), Djalma Ferreira Junior, Nélton Marcon, e o saudoso Luciano Marques Alves.

         Na sua vida militar serviu na Academia Militar das Agulhas Negras, na Escola de Equitação do Exército e no Regimento Dragões da Independência. 

         Na sociedade Hípica de Brasília foi constante organizador de competições de salto e adestramento, desempenhando absolutamente todos os papeis para a realização das competições, assim o Cel. Pimenta recebia as inscrições, fazia o sorteio das ordens de entrada, elaborava o Croqui dos percursos, por muitas vezes atuou como presidente e membro do júri de campo (Sozinho), cronometrando, marcando as pontuações etc., era o locutor das provas e por fim ainda gravava os troféus pessoalmente com sua caneta elétrica para gravação.

         Na Federação Hípica de Brasília trouxe e organizou grandes eventos nacionais que inseriram Brasília definitivamente no cenário nacional, tais como os Concursos Fiat, Sharp, Haras Pioneiro, Marlboro e Copa Volkswagen e o concurso denominado Internacional, na maioria desses concursos com provas especiais como potencia e cinco tríplices.

         Campeão de Salto na Olimpíada do Exército em Belo Horizonte, 1971. Seus animais como Gina, Biguá, Maria Bonita, etc, marcaram época. Até o armário dos seus arreamentos na Hípica de Brasília e caracterizando pela limpeza, trato dos couros e arrumação.

Por fim, dedicou-se a fundar o hipismo no estado de Goiás na cidade de Goiânia e de lá se desligou do cavalo indo morar no Rio de Janeiro onde veio a falecer neste ano.

Assim, por sua atuação exuberante e competente  no meio hípico nacional e em particular em Brasília, inclusive para a construção da nossa Pista Coberta propomos que a mesma leve seu nome em sua justa homenagem.

 

Júlio César de Oliveira de Albuquerque Pereira

Presidente do Conselho Deliberativo da SHBr

* Resultado de nossa Enquete

  by Deux M Design

 email: deuxm.design@yahoo.com.br

SOCIEDADE HÍPICA DE BRASÍLIA

Tel: (61) 3245-5382

SHIP SUL AREA ESPECIAL CJ 08, Brasília/DF

CEP: 70602-900

 

Código do Estabelecimento:

 53001085795

bottom of page